segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Como eu saio daqui?" - Solução dos problemas, O Enforcado e a Estagnação. Parte I


Depois de muito tempo sumida e sem escrever, refletindo sobre a vida, o universo e tudo o mais e pensando em diversas pessoas que conheço que sempre estão passando por situações complexas, eis que volto com esse tema.
Acho que já faço notar o fato de que este arcano é um dos meus favoritos para estudo. Acredito que isso se deve ao nível de reflexão, auto-conhecimento e aprendizagem que ele nos proporciona ao longo do caminho. Sem falar em sua associação ao elemento água e também ao signo de Peixes (uma das associações astrológicas existentes ao arcano).

Continuarei esse pequeno artigo num post posterior ;-)

Na jornada do herói (nossos 22 arcanos), O Enforcado trata-se da pausa no meio do caminho, para refletir e observar de onde você saiu, para onde pretendia ir e para onde, de fato, estava indo... Isso até acabar preso numa árvore.
Alguma coisa está errada na sua vida, e você precisa descobrir o que é e o porque foi parar lá.

O Enforcado é o momento da vida em que você para e pensa "como eu saio daqui?". Você está preso pelo pé, pendurado na árvore e tudo que você quer e se pergunta o tempo todo é "Como saio daqui?". Então, quanto mais você tenta se mexer, mais você se machuca e mais tempo continua ali preso à arvore.
O que você precisa fazer é RECOMEÇAR (lição do arcano seguinte, A Morte). Recomeçar o caminho que o levou até lá, recomeçar seus pensamentos, sentimentos e percepções. Precisa matar e morrer... Ou então, escolha continuar pendurado, quando A Morte deixará de ser uma opção e também de ser figurativa.

Agora, como recomeçar se não se sabe como? Você sabe que errou. E que está no lugar errado. Preso, parado. Mas não sabe em que ponto do caminho exatamente você errou para parar lá. A partir daí entra todo o significado do Enforcado... Sobre dar um templo, refletir, rezar por iluminação e por último, não menos importante, ver as coisas de uma forma diferente.

Okay. Ótimo. Você sabe que precisa refletir, precisa ver tudo diferente e descobrir onde errou.... Mas como fazer isso? Qual a outra maneira de ver as coisas? Existem muitas formas de ver um único problema, mas qual a certa para a você no instante em que se encontra?

Eu acredito que a resposta para isso depende um pouco de "em que ponto" dO Enforcado a pessoa está... Ou melhor, há quanto tempo ela se encontra ali... O que mais vemos hoje em dia são pessoas passando por longos períodos de estagnação: Relacionamentos de anos não funcionam, demora-se a encontrar um emprego, a concluir uma reforma de casa, estudos ou qualquer coisa. E infelizmente O Pendurado assim age: Quanto mais você teima com ele, mais tempo ele permanece na sua vida...

Mas de uma forma geral, a conclusão a que chego, independente de uma análise de caso específica, é que o que fez ela parar ali, naquele trecho do caminho, amarrado, preso e estagnado não foi um único erro... Foi O CAMINHO TODO.
E isso significa também não analisar somente as escolhas que se julga terem sido as erradas... "Se eu tivesse virado à esquerda ao invés de...". NÃO. O problema não foi ter seguido um caminho, mas sim O QUE VOCÊ FEZ DO CAMINHO QUE SEGUIU.

Você pode sair de casa e quebrar o pé, depois dizer que o problema foi a água que estava no chão, ou a sola do sapato que estava muito gasta, ou qualquer outra desculpa que justifique - racionalmente - o ocorrido, mas o fato é que tudo começou na hora em que você decidiu que sairia - ou até antes, na hora em que acordou - e como você foi desenvolvendo tudo até o momento em que efetivamente caiu - ou seja, emocionalmente.

Então quando se chega nO Enforcado, você não pode analisar somente a árvore em que ficou preso, precisa analisar todo o ambiente e cada passo que tomou. Não somente o trecho específico em que ficou preso mas sim analisar tudo que fez você parar lá. Logo, o problema de quem chega nO Enforcado é, no mínimo, não ter assimilado a lição de todos os outros arcanos anteriores - dO Louco à Força. Podemos dizer que uma das lições dos arcanos maiores é a mais importante ou possui maior peso em relação ao caminho todo, no entanto, todas as outras também devem ser levadas em consideração.

Para sair dO Enforcado  e de sua estagnação é necessário então, descobrir qual lição cada um dos arcanos pretendia passar a você, aceitar que você não a assimilou e a partir daí, ir desenvolvendo a tão procurada "nova percepção" sobre os problemas existentes em sua vida. E descobrir também qual dessas lições possui mais peso, pois essa lhe dará o maior suporte para a superação da estagnação.

No próximo post, a lição de cada arcano e
uma sugestão de leitura para ajudar na solução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário