domingo, 26 de junho de 2011

O que é leitura de sinais?

Quem nunca pediu por uma resposta? Um sinal? Quem nunca perguntou para onde devria ir? O que fazer?
Utilizamos de tarô, das runas, do i ching, de diversos oráculos para responder as perguntas que formulamos. Mas nem sempre temos um baralho à mão. Nem sempre somos tarólogos ou temos dinheiro para ir a um.

Ela é conselheira, da a resposta que procuramos; e nos prepara com avisos  para os fatos que virão. Ela serve para todos, é muito imediata e só precisamos abrir os olhos. Defino leitura de sinais como a leitura de símbolos que nos são propostos em diversos locais, seja através do inconsciente ou do divino – sagrado, deuses, deus. É aquilo que você vê e lhe chama a atenção, que cutuca sua mente e faz você pensar “que quer dizer isso?”

Sejam horas no relógio, pássaros no céu, placas de trânsito, carro ou comércio. Seja uma borboleta atravessando seu caminho, isso pode significar algo. Pode não quer dizer que é. Nem tudo significa uma mensagem a todo o momento. “Um Sinal” é definido como aquilo que nos chama a atenção de alguma forma e ecoa em nossa mente e nos faz ir atrás. São estímulos externos que buscam provocar uma resposta e reação interna.
Geralmente é imediato. Se você tem um “treinamento”, ou seja, um estudo, você entende a resposta logo. Se não fica pensando no que aquilo quer dizer e tenta achar.

Estudo? Mas enxergar sinais não tem a ver com intuição? Tem sim. Mas falamos de símbolos. Alguns tem significados mais aparentes, outros não se entende sempre. Mas todos costumam ter mais de um significado possível – tal como o tarô.
A leitura de sinais pouco tem a ver com intuição. É questão de receptividade. Se você quer escutar a resposta. Não adianta pedir um conselho pra um amigo ou ler tarô com alguém se você não quer realmente saber do que a pessoa vai falar. A questão de intuição vem na hora de interpretar o símbolo: por vezes ele tem um significado particular para nós, enquanto no convencional encontraremos significados totalmente diferentes. Isso é o que chamamos, no design e propaganda (entre outros) de repertório. Diz respeito a toda a vivência da pessoa acumulada, desde que ela nasceu.

Todavia, temos significados já pré-estabelecidos, que são usados em nosso cotidiano... Vermelho é pare; amarelo é alerta, verde é siga em frente. Triângulo atividade, círculo proteção, quadrado tradição... Temos infinitos significados que devem ser pesquisados e formulados. Se naquele momento você intui que aquele sinal “x” quer dizer “y”, bingo. Entrou a intuição. Se não for isso, pode ter certeza que encontrará o significado correto, em breve.

Um exemplo? Vamos falar então do semáforo. Se você está andando pela rua ou dirigindo e pergunta mentalmente se deve seguir com algum plano em frente ou não... Se o sinal ficar (ou permanecer) vermelho, é pare. Se verde é siga. Se amarelo, pode ser cautela, tomar mais cuidado... Ou um talvez, um “não agora, espere mais pra ver”.

A leitura de sinais pode ser uma forma oracular bem complexa, se analisar. Primeiro precisamos ter consciência que nem tudo é uma resposta e passar a entender quando vem essa resposta – geralmente, no instante em que perguntamos. Se um aviso, o tato também é necessário. Depois vem o estudo, que não engloba somente simbologia. Pode-se meter numerologia (hora no relógio, número de telefone, placa de carro) ou tarô (símbolos presentes nas cartas, números dos arcanos maiores ou menores)... Depende do que você conhece ou quer conhecer. Se você faz uma pergunta, olha pro lado e vê dois copos, pode significar um dois de copas – por exemplo. Pode ver no chão ou algum lugar, um desenho que lembra o de uma runa... Enfim, podemos agregar diversos conhecimentos ou usar aqueles com que já trabalhamos. As repostas que vêem podem ser tanto a nível inconsciente/subconsciente quanto divino... Situações e repostas dentro de nós ou coisas que acontecerão, coisas a que deveríamos prestar atenção ou nos precaver.



Para saber mais sobre leitura de sinais, recomendo o filme Sob o Sol da Toscana. A princípio, como forma de entender o conceito. Depois vou postando mais coisas por aqui.

Espero que tenham gostado.
Grata,
Sophia.

4 comentários:

  1. Que post interessante! Eu costumo encontrar cartas de baralho comum no meu caminho, às vezes... Mas sobretudo as borboletas têm sido meu maior sinal. Quando as vejo, sei o que querem dizer. Cheiros, também, vindos de lugar nenhum, me apontam diretrizes. Sinto que meus sentidos físicos são meus maiores aliados nessa hora.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Borboletas são as melhores! As cores "dão o tom".
    Cheiros também, ótimos (:

    Grata pela visita, abraço!

    ResponderExcluir
  3. To adorando esse espaço, as vezes vejo sinais em nuvens, pássaros e insetos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ky! Bom ver você por aqui =D
    Pássaros e insetos são o mais comum... O engraçado das nuvens é muita gente não levar a sério, pensando que é só brincadeira de criança...

    Beijos!

    ResponderExcluir